Espaço voltado para a música em seus mais diversos gêneros e estilos possíveis. Porque quem gosta de prateleira é dono de supermercado.

  • Home
  • Clipes (BA)
  • Discos
  • Espaços para show
  • Festivais
  • Melhores Discos de 2010
  • Podcast
  • Quem faz
  • Agenda
  • capa
  • Coletânea
  • Discos
  • Entrevistas
  • Geral
  • Matéria
  • Notícias
  • Opinião
  • pesquisa
  • Podcast
  • Promoção
  • Shows e festivais

Tava pensando….

O que faz um artista ser importante hoje no mundo da música? Lançar um CD? gravar um DVD? tocar na rádio? vender muitos discos? estar na boca do povo? aparecer na TV….? O que você acha? Dê sua opinião.

Quem responder vai concorrer a um CD. Na época vou aproveitar e divulgar, finalmente, quem, ganhou outro CD naquele vestibular musical que rolou há um tempinho aqui.

Leia também:

Passado, futuro e presente da música em Salvador

entre aspas

Abre aspas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Partilhe no Facebook!

Comments (86)

 

  1. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 10:23 am

    Mas é punheta mesmo… Hendrix tocava guitarra como se tivesse batendo punheta. Ver Hendrix ao vivo da tesão, a guitarra fazia parte dele, e o que me entristece é que essas bandas de hoje não fazem música com aquela pretenção bonita que Hendrix tinha. Tem muito guitarrista que eu conheço por ai que nunca escutou Hendrix, Pink Floyd, Zappa etc… suas referências de guitarras são Strokes e Libertines, e isso para mim diz muito do músico.

  2. bruno carvalho disse:
    26 de julho de 2006 às 11:10 am

    eu não sou fã nem de libertines nem de strokes, mas vc acha q é demerito ter essas referências, e não de zappa, hendrix e afins?
    existe um manual que diz que pra ser guitarrista dos bons tem que ouvir esses 3?

  3. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 11:50 am

    Nops… Não é manual, mas se você pega as influências musicais do guitarrista da For Fun, e as de Lucio Maia… é que nem literatura: quem lê Paulo Coelho e outros títulos de auto ajuda, com toda certeza não vai escrever melhor que quem lê Machado de Assís ou Raduan Nassar. É uma questão de “vocabulário”, digamos assim. Assim como para se escrever bem tem que ler muito, para tocar bem, tem que escutar muito. Veja bem bruno, eu já disse isso antes, eu acho que gosto se discute sim, e existe literatura boa e literatura ruim, o mesmo para música. Se alguem gosta de Pepê e Nenem, eu até respeito, mas que a qualidade é duscutível, isso para mim é fato.

  4. ted disse:
    26 de julho de 2006 às 12:17 pm

    cara, eu sou guitarrista, mas não tenho nenhum dos 3 como influências. meus heróis na guitarra são george harrison, jimmy page, keith richards, johnny marr, john (pato fu), entre outros. dos 3 que vc falou, o único que eu ouvi foi david gilmour, e eu gosto muito dele. o hendrix eu sempre achei que ele só é o melhor pq morreu no auge. eu acho jimmy page bem melhr que ele. enfim, tudo é questão de gosto.

  5. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 12:32 pm

    Vei…Os 3 que eu citei foram só exemplos, ninguem entende isso. O importante é você, como guitarrista, gostar de guitarristas e conhecer. Page é foda, acho bastante compreensivel considerar ele o melhor. Eu passei um bom tempo acordando de mannhã cedo com o solo de No Quarter, naquele famoso disco ao vivo do Zeppelin. Mas, um dia, assista Hendrix Hendrix ao vivo em Woodstock, ou na Ilha de Wight. E escute os solos de David Gilmour no disco Animals do Floyd. pode não gostar, mas não custa tentar. Mas Hendrix não é reconhecido porque morreu no auge, tente escutar que você, como guitarrista vai entender.

  6. bruno carvalho disse:
    26 de julho de 2006 às 2:09 pm

    hendrix foi um gênio, o cara re-inventou o jeito de tocar guitarra!

  7. Luciano disse:
    26 de julho de 2006 às 2:21 pm

    Velho, a discussão seguiu par ao lado da técnica, o que além de não possuir não sou defensor. O cara pode sim consegui rmai souvindo muito Hendrix e outros, mas não precisa necessariamente. Isos de técnica rende livro e eu gosto mais de feeling. Não to tirando mérito de Hendrix, olha lá pra não deturpar, esse tinha feeling e técnica, mas para ser bom tem que ter talento, acima de tudo.

  8. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 2:31 pm

    Verdade, mas ai para discutir o que é talento eu preferia tomar uma, é complicado, e como tentar definir o que chamam de dom! Mas é por ai, Kurt Cobain para mim foi um grande guitarrista. Mas eu acho que qualquer músico talentoso vai em busca de conhecimento, estudo e prática em primeiro lugar.

  9. miwky disse:
    26 de julho de 2006 às 3:57 pm

    acabei de me deparar com uma página dedicada ao rock na página do ibahia. pasmem! não sei se está no ar há muito tempo, mas me surpreendi com até rádio rock e as porras.

    eduardo, vc é o eduardo césar que tá lá???

    http://www.ibahia.com

  10. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 4:03 pm

    eu mesmo… na boa, achei que você sabia Miwky.

  11. miwky disse:
    26 de julho de 2006 às 4:07 pm

    hahahaha! incrível, eduardo. não sabia. quando entrou no ar??

    todas as pessoas devem ir lá pra ver o que vc acha do rock baiano.

    e as bandas devem enviar material o mais rapidamente.

  12. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 4:13 pm

    não é o que eu acho miwky, é o que as bandas fazem, é diferente. O site entrou no ar deve ter umas 3 semanas e eu escrevi sobre 6 bandas daqui, independente de gostar ou não.

  13. miwky disse:
    26 de julho de 2006 às 4:14 pm

    entendi, é trabalho. a diferença do meu blog pra o portal do ibahia tá ai. entende agora?

    e p q ninguém avisou que entrou no ar?? que puxa…

  14. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 4:19 pm

    a ideia é manter ele no ar e atual… espero que fique.

  15. ted disse:
    26 de julho de 2006 às 7:39 pm

    ei eduardo! eu gosto do gilmour e do hendrix! so nao coloco eles entre meus favoritos. gosto mais do george e do keith. quando eu falei “o único que eu ouvi”, é o único que eu conheço pelo menos mais da metade da carreira… nao sou um grande conhecedor da carreira de hendrix. mas ele realmente mudou o jeito de tocar guitarra. mas eu acho q se ele nao tivesse morrido no auge, as coisas seriam diferentes. se os stones tivessem acabado no inicio da década de 70, até hj existiria uma grande dúvida pra saber quem foram os melhores, se beatles ou stones. e acho que isso serve pro nirvana tbm. acho que grande parte do “boom” deles, se deve ao fato de kurt cobain ter morrido no auge.

  16. ted disse:
    26 de julho de 2006 às 7:42 pm

    eu nao estou dizendo com isso que a banda e/ou guitarrista seja ruim. mas o lance de morrer no auge endeusa bem as pessoas. veja os mamonas. vá lá, eu acho bem legal, mas se eles não tivessem morrido, a piada iria perder a graça, e eles iam ser lembrados como hoje a gente lembra dos virgulóides, por exemplo. o primeiro disco era legal, engraçado… e só. a piada repetida 10 vezes enche o saco.

  17. Eduardo César disse:
    26 de julho de 2006 às 9:42 pm

    é verdade Ted… tomara que ninguém do Strokes ou da Meteora morra por agora rss.

  18. ted disse:
    27 de julho de 2006 às 1:22 am

    auhiahiauhaiuaha
    o fator “morte” já endeusa bem. veja raul, que morreu aqui largado, na cachaça, e depois disso virou deus, mito… antes disso, era só um bebum qualquer. precisou o marcelo nova chamar ele pra gravar um disco, pra ajudar a carreira dele. eu posso estar enganado, mas acho que raul vendeu mais discos morto do que vivo. vcs vão ver, quando o gessinger morrer, vai se tornar “o maior poeta do rock nacional”, ou “o brasil perde um gênio”. é foda.

  19. Eduardo César disse:
    27 de julho de 2006 às 11:14 am

    Você ta enganado vei… Raul não era um bebum qualquer, e se ele vendeu mais discos depois de morto isso não significa muito. Acho que a morte não endeusa, mas no caso de Raul, Morrison, Hendrix, Kurt, a morte sempre fez parte de sua poesia. Kurt não precisou morrer para virar um mito, ele já era… a morte serve apenas para mostrar que a música é a unica possibilidade de vida eterna que existe. Morre o artista, mas a obra fica. Eu prefiro encarar dessa forma, é melhor do que achar que Hendrix só é reconhecido por isso. Antes de ele morrer, veja o que ele fez em Woodstock.

  20. Eduardo César disse:
    27 de julho de 2006 às 12:32 pm

    Não é só você Ted, mas me entristece muito como muitos musicos baianos, hoje em dia, não conhecem sobre Raul Seixas. E se referem a ele como “um bebum qualquer”. Raul foi um grande músico e um grande poeta. Ë por isso que Salvador NUNCA vai ser como recife. Nós não damos valor ao que é da terra, como eles dão por lá. Raul, por mais rock americano que ele tenha feito, experiementou e resgatou a música brasileira.

  21. miwky disse:
    27 de julho de 2006 às 12:52 pm

    http://rockloco.podomatic.com

    palavras sobre raul seixas, que na moral, eu discordo!

    mas vão lá…

  22. ted disse:
    27 de julho de 2006 às 2:10 pm

    rapaz, mais uma vez vc nao me entendeu. eu gosto de raul, reconheço que ele fez muito pela musica brasileira, não só pela bahia. mas é fato que ele estava abandonado na época. o próprio marcelo nova já disse isso em várias entrevistas, velho. vc esqueceu que brasileiro não dá valor a nada? isso não é mal de baiano não. o brasil inteiro é assim. quanto à comparação com recife, já é outra discussão. mas isso de raul é inquestionável. ele estava esquecido até pouco antes de morrer. e eu não lembro dele como um “bebum qualquer”. lembro dele como o maior nome do rock baiano de todos os tempos.

  23. bruno carvalho disse:
    27 de julho de 2006 às 2:17 pm

    eu acho raul uma merda… já ouvi, tentei dar valor, mas acho chato. respeito quem gosta, mas eu não gosto e não me sinto nem um pouco constrangido de falar isso…

  24. Eduardo César disse:
    27 de julho de 2006 às 3:21 pm

    existe uma diferença enorme Bruno entre não gostar e afirmar que ele era um bebado qualquer. Só estava afirmando que ele merece um pouco mais de valor. Ninguém falou em constrangimento ou que é uma obrigação gostar de Raul.

  25. ted disse:
    27 de julho de 2006 às 5:57 pm

    e acho q vc nao me entendeu.

    “veja raul, que morreu aqui largado, na cachaça, e depois disso virou deus, mito… antes disso, era só um bebum qualquer”

    estou falando dele pro público, não pra mim. até pq, quando ele morreu (se nao me engano, 1989), eu tinha apenas 7 anos, e no máximo, ouvia balão mágico.

  26. Luciano disse:
    27 de julho de 2006 às 7:33 pm

    Mas Ted, Raul passou por fases, tee momentos de esquecimento, ai voltava. Marcelo Nova reergueu ele no fim. Grande nome do rock baiano e brasileiro, sem dúvida. Mas acho, Eduardo, que assim como aconteceu com a Legião (sem comparar a música, apesra de eu gostar dos dois) o fanatismo dos fãs fez uma parte do povo do rock não assumir Raul como ícone. Como de certa forma acontece com alguns grupo em Recife em relação a Chico.

  27. ted disse:
    28 de julho de 2006 às 1:51 am

    é, por aí. raul sempre foi um grande nome, meu pai cansou de ver shows dele no balbininho entupido de gente. mas a verdade que ninguém assume é que ele estava esquecido, afundado nas bebidas. e marcelo nova que resgatou ele.

  28. Eduardo César disse:
    28 de julho de 2006 às 2:08 pm

    Eu acho que assumem sim Ted. Tudo que que se lê e vê sobre Raul mostra essa fase da vida dele. Mas esse fundamentalismo que rola com os fãs existe sim. É o mesmo com Los Hermanos e Cordel do Fogo Encantado. Das duas admiro apenas o Cordel, e dos dois grupos de sandalias de couro e barba sem fazer, to fora.

  29. iris disse:
    28 de julho de 2006 às 2:27 pm

    que tal uma cerveja? 78 comentários! que coisa linda! pede uma bem gelada!

  30. bruno carvalho disse:
    28 de julho de 2006 às 4:12 pm

    rapaz, acho que não é o caso de nenhum de vcs, mas acho impressionante como voltou a ser moda falar mal do los hermanos.
    continuo achando foda. letras ótimas, musicas ótimas, senso de melódia e harmonia incrivel. camelo canta pra caralho, acho genial, e amarante, do jeito dele, tb canta bem!

  31. Eduardo César disse:
    28 de julho de 2006 às 4:43 pm

    Voltou a ser moda? E era antes? E porque voltou vei, só porque eu disse que não gosto? E o fato de eu não gostar não significa que eu ache eles uma banda ruim. Eu explico dessa forma, é bom, mas eu não gosto. Tudo o que você disse sobre eles eu concordo, só que a música deles não faz a minha cabeça. mas o que é modismo? Los Hermanos? ou falar mal de Los hermanos? Reafirmo que o que vale é o bom senso. Eu não gosto de Los Hermanos, mas reconheço o valor e sua importância ao invés de sair dizendo que é uma merda.
    Alias, a discussão voltou ao seu assunto principal, é exatamente isso, bom senso na hora de comentar a respeito de algo, e eu reafirmo aqui que, para se comentar de música, é necessário um certo cuidade, tudo bem, aqui é só os comentários de um blog, mas para mim é importante também. É como Ronei Jorge e os Ladrões, é bom mas eu não gosto, ou então Butthole Surfers, ninguem gosta e eu amo.

  32. bruno carvalho disse:
    28 de julho de 2006 às 5:35 pm

    “acho que não é o caso de nenhum de vcs”
    isso inclui vc tb! :D

    e porra, claro que era moda falar mal do los hermanos. não lembra de anna julia não. dizer que gostava de los hermanos era crime!

  33. eduardo césar disse:
    28 de julho de 2006 às 6:30 pm

    nessa época era mesmo, mas eles souberam fazer as coisas de uma maneira mais coerente, quando renegaram ela. Acho que essa faze deles foi apagada que eu nem lembrava.

  34. miwky disse:
    28 de julho de 2006 às 6:54 pm

    quer um amarante legal?? orquestra imperial! até rimou…

  35. ted disse:
    28 de julho de 2006 às 11:42 pm

    eu pago pau pro los hermanos, mas prefiro quando eles se dedicam a ser uma banda de rock. quando eles querem ser mpb, eu não gosto.

  36. Fernando Carvalho disse:
    23 de janeiro de 2007 às 11:24 am

    Otimo seu zine tem como fazer uma materia com a minha banda.

« Comentários mais antigos

Leave a Reply

Clique aqui para cancelar a resposta.

el Cabong TV

el Cabong na web

Rapidinhas

  • Sábado tem @festaabolha com Bigbross, Andrea Martins (Canto dos Malditos na Terra do Nunca), Nelson Oliveira,... http://t.co/wgoWawaU
  • Sabe quando você percebe que a cena musical de uma cidade está foda? quando você conhece algo novo e interessante a cada semana.
  • Saldo do baba de hj, 2s horas jogando sem parar, 6 gols, vitórias em todas as partidas, 1 maxilar dolorido, 1 canela machucada e 2kg a menos
  • O cantor norte-americano Billy Paul confirma show em Salvador no próximo dia 6 de junho no Barra Salvador Hall
  • Depois do Eletronika, vem ai no segundo semestre Rock Concha, Conexão Vivo, Coquetel Molotov e Festival Big Bands

Quem faz

Luciano Matos lubmatos@gmail.com

Jornalista, blogueiro e DJ. Nascido em Salvador em 1974, há mais de dez anos atua na cobertura do cenário musical baiano e brasileiro, especialmente o chamado mercado independente.

Saiba mais

Anúncios


Agenda Salvador

veja a agenda completa

2012

MAIO

  • Dia 15
    * Retro_visor - Cia da Pizza
  • Dia 16
    * Callangazoo e Zé Chico Bolo Doido - Europa Club
  • Dia 17
    * Baile Afrika Dub – Rafael Pondé, Lazzo Matumbi e Rogê (RJ) - Ocho Ceviche (antigo Tom do Sabor)
    * Quintas Dancehall - Equipe de Som do Ministéreo Público & Convidados - Sunshine
  • Dia 18
    * Uma Noite Massa - A Bahia canta Raimundo Sodré - Margareth Menezes, Magary Lord, Bule Bule, Geronimo, Xangai, Roberto Mendes, Lazzo Matumbi e Márcia Short - Conha Acústica
    * Viola de Arame - Teatro Sesc-Senac (Pelourinho)
    * Baile Tropical - DJs Patricktor4 e Sankofa - Sankofa African Bar
    * Gilberto Gil e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) - Teatro Castro Alves
    * Briga de Vira Lata - Batalha de Mc’s - Largo do Campo da Pólvora
  • Dia 19
    * Festa A Bolha - Portela Café
    * Banda Escola Pública com Pietro Leal e Giovani Cidreira e DJs, Soraia Drummond e DJ Raíz - Casa da Águia
    * Gilberto Gil e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) - Teatro Castro Alves
  • Dia 20
    * Otto, Nana e Pedro de Rosa Morais - Concha Acústica
  • Dia 22
    * Retro_visor - Cia da Pizza
  • Dia 24
    * Vila da Música - Marcela Bellas - Teatro Vila Velha
    * Quintas Dancehall - Equipe de Som do Ministéreo Público & Convidados - Sunshine
  • Dia 25
    * Briga de Vira Lata - Batalha de Mc’s - Largo do Campo da Pólvora
  • Dia 26
    * Newronio, Pastel de Miolos e Fridha - Dubliners Irish Pub
  • Dia 27
    * Música no Parque - Neojibá - Parque da Cidade
  • * Meu Amigo Pedro - Ciranda Café

  • Dia 29
    * Retro_visor - Cia da Pizza
  • Dia 31
    * Vila da Música - Encontro de Compositores - Teatro Vila Velha
    * Quintas Dancehall - Equipe de Som do Ministéreo Público & Convidados - Sunshine
  • Fotos

    Mais fotos

    Cartaz Baile 41Cartaz Baile 40manuela_rodrigues_foto_de_marcio_limaBaile Esquema Novo - outubro 2010 2Baile Esquema Novo - outubro 2010 3Baile Esquema Novo - outubro 2010 4

    Assuntos

    2010 abril pro rock Bahia Baiana System bandas brasil cascadura cds Cidadão Instigado clipe clipes Criolo disco Discos Emicida entrevista europa exterior festivais festivais independentes festival independente lançamento lançamentos lucas santtana maglore mercado messias música música brasileira música independente orkestra rumpilezz pessoas invisíveis recife rock salvador show shows Tulipa turnê vendo 147 vivendo do ócio vídeo clipe vídeoclipes wado

    Popular Posts

    • Projetos agitam Salvador

      Agitam, mas a qualidade das atrações nem sempre valem a pena. Vale a pena, no entanto, para conehcer algumas coisas e ...

    • Boom! Bahia! Boom!

      O rock baiano já havia feito às pazes com o Carnaval, do qual tem uma interseção que o enorme sucesso da Axé Music ...

    • Tava pensando....

      O que faz um artista ser importante hoje no mundo da música? Lançar um CD? gravar um DVD? tocar na rádio? vender muit...

      RSS RSS

      • Lançamentos: ‘Aleluia’ – Cascadura

      Últimos posts

      • Lançamentos: ‘Aleluia’ – Cascadura
      • Faixa a faixa: ‘Aleluia’ – Cascadura
      • Mundo dos clipes: lançamentos, mostra itinerante e festival

      Sites

      • - Drop Music
      • - Eittanoise
      • - Muzplay
      • - Omelete
      • - Pedro Alexandre Sanches
      • - Pop Up
      • - Recife Rock
      • - Rock Press
      • - SambaPunk
      • - Setaro´s Blog
      • - Trabalho Sujo
      • - Urbe
    © 2012 :: el Cabong :: | Theme Design by Dannci | Login
    Podcast powered by podPress v8.8.10.12